Os bons valores semeiam-se com amor

1/1

PEDAGOGIA

A principal influência na filosofia de trabalho da nossa equipa pedagógica é o modelo curricular High/Scope. 

 

O Pomar partimos da premissa que a criança adquire conhecimento experimentando ativamente o mundo que a rodeia. Para potenciar esta aprendizagem ativa, é necessário que a criança tenha à sua disposição materiais para explorar com o corpo e com os sentidos, oportunidades para fazer escolhas, incentivos para comunicar as suas descobertas e sentimentos, e que seja apoiada por uma equipa pedagógica capaz de interpretar e responder às suas necessidades e interesses.

Para promovermos o desenvolvimento integral da criança, recorremos às seguintes estratégias:

Interação Adulto – Criança 

N'O Pomar vivemos um clima de apoio positivo, marcado por relações recíprocas de confiança, segurança, respeito e compreensão. A verdade e a genuidade estão presentes nas atitudes dos adultos, para que as crianças se sintam seguras e confiantes para comunicarem e explorarem o mundo que as rodeia.

Espaço e Materiais

N'O Pomar a organização do espaço e materiais proporciona conforto, bem-estar, segurança e confiança. Oferece múltiplas oportunidades de aprendizagem ativa, promove o desenvolvimento físico da criança, da sua comunicação, das suas competências cognitivas e das suas interacções sociais.

N'O Pomar vive-se um ambiente marcado pela suavidade, pela existência de diversos materiais, dimensionados e adequados a cada faixa etária. 

Rotinas

N'O Pomar a rotina diária é elaborada de forma consistente, com momentos que se repetem ao longo da semana e que permitem às crianças sentirem-se seguras para iniciar exercícios de antecipação. Os acontecimentos são regulares, tornando a rotina previsível, nunca desconsiderando os ritmos individuais de cada um e as suas necessidades próprias, conferindo a necessária flexibilidade à concretização dos diferentes momentos.

Observações e Registos Diários

Por acreditarmos que cada criança tem interesses, conhecimentos e ritmos diferentes, n'O Pomar recorremos à observação diária e registo de episódios significativos da interação de cada uma com diferentes pessoas, materiais e ideias. 

Estes registos episódicos, de comentários ou expressões que as crianças fazem ao longo do dia nas suas múltiplas interações, são fundamentais para o educador de sala rever e planificar atividades interessantes e estimulantes para o desenvolvimento de cada um e do grupo.

O POMAR - Creche e Pré-Escolar | Todos os direitos reservados © 2016
  • Facebook - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • YouTube - White Circle